Journal Information
Vol. 6. Issue 1.
Pages 86-87 (January - February 2000)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 6. Issue 1.
Pages 86-87 (January - February 2000)
Open Access
Abordagem Broncoscópica das Estenoses das Vias Aéreas causadas por Tuberculose Pulmonar Antiga
Bronchoscopic Management of Severe Airway Stenosis caused by Past Tuberculosis
Visits
4178
Anne A.L. Itsu, E.N.G. Philip, O.N.G. Yong-Yan
Department of Respiratory and Crtical Care Medicine, Singapore General Hospital, Outram Road, Singapore.
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

A tuberculose endobrônquica é diagnosticada por broncofibroscopia ou por exames post-morten em 15% a 42% dos doentes que tenham tido tuberculose pulmonar activa. Estes doentes apresentam um certo grau de estenose endobrônquica em 90% dos casos.

A tuberculose endobrônquica pode dar origem a estenoses intraluminais importantes, que aparecem alguns meses ou anos após terminado o tratamento antibacilar.

O diaganóstico por vezes não é fácil. O diagnóstico precoce é importante porque a estenose pode ser tratada cirurgicamente ou com corticoterapia, a fim de evitar as complicações tais como a intolerância ao esforço, as pneumontas de repetição, as bronquiectasias, a destruição pulmonar e a insuficiência respiratória. Perante estas considerações, os autores dectdiram analisar a imponância da broncoscopta de intervenção no tratamento alternativo das estenoses endobrônquicas consequentes da tuberculose pulmonar antiga.

Os autores estudaram sete doentes, três homens e quatro mulheres, que desenvolveram estenoses graves cerca de 7,2 anos após terem sido tratados por tuberculose pulmonar. A média de idades, quando da apresentação das estenoses, era de 48 anos Os sintomas principais eram a tosse, a intolerância progressiva ao esforço e as infecções respiratórias de repetição.

A totalidade das lesões estenosantes foram detectadas na traqueia e no brônquio principal esquerdo. Todos estes doentes tinham uma oclusão parcial grave(≥ 80% do lúmen) da traqueia e/ou brônquio principal, contudo alguns também apresentavam traqucomalácia e/ou distorção fibrótica da árvore brônquica.

Todos os doentes foram submetidos a dilatação endobrônquica com balões endobrônquicos e/ou broncoscópio rígido, seguida de colocação de próteses de silicone.

Em quatro doentes a dilatação foi complementada com utilização de Nd Yag Laser.

As complicações principais foram a hemorragta num caso (< 100ml) e hipoxémta transitónria em três casos.

A melhoria clínica. radiológica e funcional, foi constatada e documentada. Os autores consideram que a dilatação endobrônquica com balões endobrônquicos e/ou broncoscópio rígido complementada ou não com Nd Yag Laser seguida de colocação de próteses de silicone, são técnicas alternativas de tratamento das estenoses das vias aéreas causadas por tuberculose pulmonar.

Palavras-chave:
Balões endobrônquicos
Laser
Próleses de silicone
Broncoscópio rigido
COMENTÁRIO

As estenoses endobrônquicas secundárias à tuberculose pulmonar são mais frequentes do que pensamos, sendo o seu diagnóstico precoce imponante A tosse persistente, a intolerância progressiva ao esforço e as infecções respiratórias de repetição devem alertar para a existência de uma eventual estenose endobrônquica o que deve obrigar à realização de uma broncofibroscopia diagnóstica.

Analisando o trabalho destes autores pensamos que perante o diagnóstico de estenoses endobrônquicas secundárias à tuberculose pulmonar, a terapêutica endoscópica é uma alternativa segura e eficaz, conforme se pode concluir e do follow-up clinico, radiológico e funcional dos doentes e da ausência de complicações major.

Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
O. Auerbach.
Tuberculosis of the trachea and major bronchi.
Am Jor Tuberc, 60 (1949), pp. 604-620
[2.]
C.Y. Tse, R. Natkunam.
Serious sequelae of delayed diagnosis of endobronchial tuberculosis.
Tubercle, 69 (1988), pp. 213-216
[3.]
J.F. Dumon.
A dedicated tracheobronchial stent.
Chest, 97 (1990), pp. 328-332
[4.]
J.I. Martinez-Ballarin, J.P. Diaz-Jimenez, M.J. Castro, J.A. Moya.
Silicone stents in the management of benign tracheobronchial stenoses: tolerance and early results in 63 patients.
Chest, 109 (1996), pp. 626-629

Journal or Bronchology 1999, 6 159-165

Copyright © 2000. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?