Journal Information
Vol. 8. Issue 2.
Pages 180-183 (March - April 2002)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 8. Issue 2.
Pages 180-183 (March - April 2002)
Open Access
Diagnóstico broncoscópico das pneumonias em doentes queimados com lesão por inalação de fumo
Visits
3957
Henry L. Burke, Michael G. Lykens, J. Wayne Meredith, Edward F. Haponik
Department of Internal Medicine and Surgery, Wake Forest University School of Medicine, Winston-Salem, North Carolina; and Indiana University Medical Center; and Johns Hopkins University School of Medicine, Baltimore, USA
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
RESUMO

A broncofibroscopia (BFB) com culturas bacteriológicas quantitativas das secreções brônquicas (SB) e do lavado broncoalveolar (LBA) são úteis no diagnóstico das pneumonias em doentes internados em unidades de cuidados intensivos.

Este estudo teve como objectivo determinar a utilidade das culturas quantitativas obtidas por BFB em doentes queimados que foram sujeitos a inalação de fumo. Os autores relacionaram os resultados com as alterações radiológicas, com as atitudes terapêuticas e com o outcome.

O estudo foi retrospectivo, tendo sido revistos 34 processos clínicos de doentes queimados com lesões por inalação de fumo, internados numa unidade de queimados de um hospital universitário. Foram analisadas as radiografias do tórax, os resultados das BFB com as respectivas culturas quantitativas das SB e LBA, a clínica e o outcome.

Todos os doentes com suspeita de PNM foram sujeitos a BFB, não havendo complicações com a técnica. A pneumonia foi confirmada por culturas quantitativas das SB e LBA em 58% dos doentes, em que houve suspeição clínica de PNM, e em 22,8% dos doentes queimados com lesões por inalação de fumo.

A bacteriologia foi relacionada com as alterações radiológicas, sendo as culturas quantitativas das SB e do LBA mais positivas (p=0,0045) do que as alterações radiológicas. A flora nosocomial (os Gram – e o staphilococus) aumenta com a duração da hospitalização (p<0,05) e está mais vezes relacionada com o aparecimento de opacidades pulmonares (p=0,026).

Os resultados bacteriológicos das culturas quantitativas das SB e LBA levaram ao ajustamento da antibioterapia em 72% dos doentes.

A mortalidade nas unidades de queimados ronda os 12%, aumentando para 23% quando há lesões por inalação de fumo. Nos doentes queimados com PNM diagnosticada, a mortalidade foi de 23% neste estudo.

A BFB nos doentes queimados com lesões por inalação de fumo tem o objectivo de diagnóstico das lesões provocadas pela inalação de fumo e de diagnóstico das sobreinfecções responsáveis pelas PNM.

Não se conseguiram tirar conclusões sobre o custo/efectividade desta estratégia e sobre o outcome destes doentes.

COMENTÁRIO

A PNM é uma complicação tardia nos doentes queimados, particularmente nos que foram sujeitos a inalação de fumo. A mortalidade nestes casos pode mesmo duplicar, conforme algumas séries publicadas.

Os doentes queimados com lesões provocadas por inalação de fumo podem apresentar infiltrados pulmonares, secreções brônquicas abundantes, febre, leucocitose e alterações inflamatórias de fase aguda, alterações que podem dificultar o diagnóstico das pneumonias.

Analisados estes aspectos e os resultados deste trabalho, parecenos que a BFB tem um papel importante não só no diagnóstico das lesões endobrônquicas provocadas pela inalação de fumo, mas também no diagnóstico das sobreinfecções responsáveis pelas pneumonias, permitindo ainda fazer a toilette da árvore brônquica, eventualmente queimada.

Os doentes sujeitos a ventilação mecânica podem desenvolver quadros clínicos de Síndrome de Dificuldade Respiratória no Adulto (SDRA), de edema cardiogénico, de atelectasia, o que dificulta o eventual diagnóstico das pneumonias, pelo que a BFB vai permitir objectivar, ou não, a existência das sobreinfecções e subsequente PNM.

Apesar da controvérsia que existe sobre a valorização destes dados, não podemos deixar de salientar que este grupo de trabalho alterou a estratégia terapêutica antibiótica em 72% dos casos, permitindo uma abordagem mais rigorosa e o uso mais selectivo dos antibióticos, com as vantagens conhecidas – diminuir a probalidade de resistências microbianas e a diminuição de custos.

Pensamos que o desenvolvimento deste estudo permitirá avaliar e estabelecer o valor preditivo desta estratégia, assim como tirar conclusões sobre o outcome destes doentes, o que neste trabalho foi impossí-vel.

As limitações de todos estes aspectos não nos impede de considerar que a BFB é não só um método útil de diagnóstico das lesões endobrônquicas provocadas pela inalação de fumo, mas também na detecção das sobreinfecções responsáveis pelo desenvolvimento das PNM nestes doentes.

Palavras-chave:
Pneumonia (PNM)
lesão por inalação de fumo
culturas bacteriológicas quantitativas
broncofibroscopia (BFB)
queimados
Full text is only aviable in PDF
BIBLIOGRAFIA
[1.]
J.P. Barret, P.I. Ramzy, S.E. Wolf, et al.
Sensitivityand Specificity of Bronchoalveolar lavage and protected bronchial brush in the diagnosis of pneumonia in pediatric burn patients.
Arch Surg, 134 (1999), pp. 1243-1246
[2.]
G.U. Meduri, J. Chastre.
The standardization of bronchoscopic techniques for ventilator-associated pneumonia.
Chest, 102 (1992), pp. 557S-564S
[3.]
B.M. Achauer, P.A. Allyn, D.W. Furnas, et al.
Pulmonary complications of burns: the major threat to the burn patients.
Ann Surg, 177 (1973), pp. 311-319
[4.]
J.Y. Fagon, J. Chastre, M. Wolff, et al.
Invasive and noninvasive strategies for management of suspected ventilator-associated pneumonia: a randomised trial.
Ann Intern Med, 132 (2000), pp. 621-630
[5.]
M.J. Masanes, C. Legendre, N. Lioret, et al.
Using bronchoscopy and biopsy to diagnose early inhalation injury: macroscopy and histologic findings.
Chest, 107 (1995), pp. 1365-1369
Copyright © 2002. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?