Journal Information
Vol. 14. Issue 4.
Pages 577-578 (July - August 2008)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 14. Issue 4.
Pages 577-578 (July - August 2008)
As Nossas Leituras
Open Access
Achados macroscópicos e histológicos no processo de cicatrização de lesões por inalação
Visits
4198
A. Anakawa
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Resumo

A broncofibroscopia possui um papel no diagnóstico e terapêutica das lesões iniciais do sistema respiratório, secundárias a queimaduras e inalação de fumo. Poucos trabalhos têm descrito as lesões da árvore brônquica encontradas na fase tardia pós-inalação. Os autores deste artigo investigaram as alterações histopatológicas da traqueia e brônquios na fase inicial e tardia pós-inalação. Cinco doentes sobreviventes a queimaduras e lesão da árvore brônquica por inalação foram avaliados, numa fase inicial e tardia através de broncofibroscopia, com realização de biópsias da mucosa. Numa fase tardia e apesar de a mucosa traqueobrônquica se apresentar praticamente recuperada macroscopicamente, persiste a nível histológico a invasão por células inflamatórias e dilatação dos capilares na região subepitelial. Nos casos de lesão por inalação com queimadura grave, o edema pulmonar e brônquico tornam-se mais prolongados, assim como o aumento das secreções brônquicas.

Nalguns doentes, a produção exagerada e contínua de secreções brônquicas ocasiona quadros de obstrução e atelectasia. Os autores referem ainda que os achados broncoscópicos e histológicos encontrados na fase de cicatrização podem possuir um papel preditivo a longo prazo na função pulmonar dos doentes sobreviventes. Consideram ainda que a limpeza agressiva da árvore brônquica, com remoção de partículas estranhas inaladas e das secreções, é útil na redução da resposta inflamatória e obstrutiva pós lesão inalatória.

Full text is only aviable in PDF
Bibliografia
[1.]
J. Bourbeau, et al.
Combined smoke inhalation and body surface burns injury does not necessarily imply long-term respiratory health consequences.
Eur Respir J, 9 (1996), pp. 1470-1474
[2.]
R. Demling, et al.
Changes in lung and systemic oxidant and antioxidant activity after smoke inhalation.
Shock, 1 (1994), pp. 101-107
[3.]
M. Jesehke, et al.
Burn size determines the inflammatory and hypermetabolic response.
Crit Care, 11 (2007), pp. R90
[4.]
C. Finnerty, et al.
Cytokine expression profile over time in severely burned pediatric patients.
Copyright © 2008. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?