Journal Information
Vol. 15. Issue 1.
Pages 133-134 (January - February 2009)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 15. Issue 1.
Pages 133-134 (January - February 2009)
As Nossas Leituras/Our Readings
Open Access
Aumento da sobrevida com ventilação mecânica em doentes com insuficiência respiratória e deformidade da parede torácica pós-tuberculose
Visits
5336
I. Jäger, K. Franklin, B. Midgren, K. Löfdahl, K. Ström
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Resumo

Doentes com passado de tuberculose que apresentam sequelas do parênquima pulmonar e deformidade da parede torácica têm um risco acrescido para insuficiência respiratória com hipoxemia e hipercápnia. Justifica-se nestes casos a terapêutica combinada com oxigénio e ventilação mecânica não invasiva.

Este estudo teve como objectivo avaliar a opção terapêutica com melhor taxa de sobrevida em doentes com deformidade da parede torácica pós-tuberculose e insuficiência respiratória.

Foram incluídos 188 doentes entre 1996 e 2004, seguidos prospectivamente até Outubro 2006, sendo a mortalidade a principal variável. Destes, 103 iniciaram apenas oxigenoterapia de longa duração e a 85 foi prescrito ventilação, dos quais 15 casos receberam também terapêutica com O2. A vasta maioria fez ventilação não invasiva e apenas 2 casos receberam ventilação pela traqueostomia.

A análise dos resultados mostrou uma melhoria estatisticamente significativa (p<0,001) da sobrevida nos doentes submetidos a ventilação comparativamente com os que efectuaram apenas oxigénio.

Os autores concluíram que nos casos de insuficiência respiratória combinada com deformidade da parede torácica por sequelas de tuberculose a sobrevida é significativamente superior nos casos tratados com ventilação domiciliária comparativamente com a oxigenoterapia isolada e recomendam a ventilação não invasiva com ou sem oxigénio como terapêutica de primeira escolha nestes doentes.

Full text is only aviable in PDF
Bibliografia
[Leger et al., 1994]
P. Leger, et al.
Nasal intermittent positive pressure ventilation. Long-term follow-up in patients with severe chronic respiratory insufficiency.
Chest, 105 (1994), pp. 100-105
[Simonds et al., 1995]
A. Simonds, et al.
Outcome of domiciliary nasal intermittent positive pressure ventilation in restrictive and obstructive disorders.
Thorax, 50 (1995), pp. 604-609
[Conference, 1999]
Consensus Conference.
Clinical indications for Noninvasive positive pressure ventilation in chronic respiratory failure due to restrictive lung disease, COPD, and Nocturnal Hypoventilation – A consensus conference report.
[Mehta et al., 2001]
S. Mehta, et al.
Noninvasive Ventilation – State of the Art.
Am J Respir Care Med, 163 (2001), pp. 540-577
Copyright © 2009. Sociedade Portuguesa de Pneumologia/SPP
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?