Journal Information
Vol. 19. Issue 2.
Pages 51-52 (March - April 2013)
Vol. 19. Issue 2.
Pages 51-52 (March - April 2013)
Editorial
Open Access
O editor e Bob Dylan. Eu digo: Adeus. Ele canta «I shall be released»…
The editor and Bob Dylan. I say: farewell. He sings «I shall be released»…
Visits
7239
J.C. Winck
Editor Chefe, Revista Portuguesa de Pneumologia
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text
Bibliography
Download PDF
Statistics
Tables (3)
Show moreShow less
Full Text

They say ev’rything can be replaced 
Yet ev’ry distance is not near 
So I remember ev’ry face 
Of ev’ry man who put me here 
I see my light come shining 
From the west unto the east 
Any day now, any day now 
I shall be released 
They say ev’ry man needs protection 
They say ev’ry man must fall 
Yet I swear I see my reflection 
Some place so high above this wall 
I see my light come shining 
From the west unto the east 
Any day now, any day now 
I shall be released 
Standing next to me in this lonely crowd 
Is a man who swears he's not to blame 
All day long I hear him shout so loud 
Crying out that he was framed 
I see my light come shining 
From the west unto the east 
Any day now, any day now 
I shall be released 

Bob Dylan 1967

Após pouco mais de 3 agradáveis anos como Editor-Chefe da Revista Portuguesa da Pneumologia (RPP) está na altura de dizer adeus. Foram tempos desafiantes, mas está na hora de partir para outra aventura e apoiar a transição de um novo Editor-Chefe.

À medida que preparo esta nota de despedida, a letra da canção «I shall be released» do Bob Dylan não pára de ressoar no meu cérebro...

Olhando para trás, parece impossível como estes anos passaram tão depressa! Nesta altura acho que mais uma vez as palavras do Bob Dylan estão certas. Está na hora do: «Changing of the Guards»!

No meu editorial inaugural, em maio de 2010, eu previ uma nova era para a RPP. Aumentar a visibilidade da pneumologia portuguesa, uma nova organização da revista, Séries temáticas, estímulo forte à expressão da opinião pública pós-publicação (através de cartas ao Editor) foram algumas das mudanças. Será que conseguimos? Eu espero que o futuro responda! Escrevemos 12 Editoriais explicando alguma da política editorial e ideias para a revista.

Nesta altura gostaria de expressar uma vez mais o meu agradecimento aos membros do Conselho Editorial, aos editores temáticos e aos revisores externos.

Nos passados 3 anos li centenas de manuscritos vindos de todo o mundo, publicámos 17 números da revista, 10 suplementos e mais de 1 200 páginas de texto.

O sucesso de uma revista é determinado por muitos fatores: membros do corpo editorial que servem como revisores, profissionais da edição do texto e que gerem o fluxo dos artigos mantendo os prazos…

Há muitas pessoas que merecem uma especial menção pelo seu trabalho nos bastidores; mas 2 delas merecem um destaque especial: a Jessica Jones foi a nossa consultora linguística. O seu trabalho foi absolutamente brilhante! A Anabela Amaral da Elsevier foi a nossa «Journal Manager». Foi responsável pela gestão diária dos manuscritos, a organização dos números, etc. Obrigado, Anabela.

O António Morais foi um membro essencial da equipa editorial que esteve ao meu lado em todos os momentos agradáveis e transições difíceis durante estes 3 anos, incluindo a instituição da submissão eletrónica e o sistema eletrónico de revisão por pares. Gostaria de lhe expressar a minha mais profunda admiração!

A não ser que se tenha trabalhado no Corpo Editorial da RPP é difícil apreciar a quantidade de tempo e de energia que cada membro dedicou ao sucesso da revista. Agora que dou o meu lugar, tenho muito gosto em saber que o fator de impacto da RPP previsto para este ano subirá, bem como o do próximo ano.

A partir do n.° 3 de 2013, o novo Editor-Chefe assumirá o seu mandato editorial… Aproveito para lhe desejar a maior sorte!

Eu vejo esta fase da revista como uma nova oportunidade. A mudança é sempre boa… Novas ideias para a revista, novas atividades. O novo Editor terá o grande desafio de atrair manuscritos de alta qualidade para aumentar ainda mais o perfil da RPP, para manter a credibilidade da revista e também aumentar a satisfação dos leitores. No meu mandato tive apenas de lidar com 2 conflitos éticos e o seu ponto alto foi a ocasião da atribuição do Factor de Impacto. Uma última surpresa foi a recente citação de um artigo nosso pelo reputado investigador Prof. D. G. Altman na revista Plos One1. É por isto que a revista deveria existir!

Eu aposto no futuro da RPP! Nesta altura digo adeus, e o Bob Dylan canta: «I shall be released».

Bibliografia
[1]
A. Hirst, D.G. Altman.
Are peer reviewers encouraged to use reporting guidelines? A survey of 116 health research journals.
Copyright © 2013. Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?