Journal Information
Vol. 18. Issue 1.
Pages 8-9 (January - February 2012)
Vol. 18. Issue 1.
Pages 8-9 (January - February 2012)
Editorial
Open Access
A propósito do papel do Indacaterol na patologia obstrutiva das vias aéreas: CONTRA
About the Role of Indacaterol in Obstructive Airways Disorder: CON
Visits
8906
J.M. Reis Ferreira
Serviço de Pneumologia do Hospital da Força Aérea, Lisboa, Portugal
Related content
Rev Port Pneumol. 2012;18:5-710.1016/j.rppneu.2011.10.002
Marta Drummond
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text
Bibliography
Download PDF
Statistics
Full Text

A doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), uma situação caracterizada por obstrução das vias aéreas, pouco reversível sob o efeito dos broncodilatadores e inexoravelmente progressiva, tem beneficiado durante a última década de notáveis avanços terapêuticos. Um dos passos mais decisivos neste sentido foi a confirmação de resultados concretos e seguros na sua terapêutica de manutenção. No entanto deve salientar-se que se trata de uma doença heterogénea, em que diversas características clínicas e de diferente prognóstico podem existir sob o mesmo grau de obstrução das vias aéreas1,2.

Este é um facto que recentemente tem sido mais aprofundado e que limita muitas das conclusões dos estudos de terapêutica de fundo da DPOC. Caso as populações escolhidas sejam mal aleatorizadas, poderemos estar a comparar grupos diferentes, mesmo que o grau de obstrução das vias aéreas seja comparável.

O indacaterol surge neste espectro de actuação como um avanço significativo, capaz de assumir o protagonismo na escolha do clínico prático3–5.

Os bons resultados que observamos em vários doentes que o têm experimentado não passam todavia sem um devido enquadramento, que implica que realce aqui algumas das limitações ao seu uso em maior escala.

Sabe-se que há limitações terminantes ao uso de beta-2 agonistas de longa duração de acção na asma6, devido a alguma insegurança no seu perfil de efeito nestes doentes. Embora na DPOC tal facto não tenha assumido aspectos limitativos, ainda é insuficiente a publicação de dados a este respeito com o indacaterol, pois não existem estudos de suficiente duração, controlados e com ocultação dupla. Para além disso, os estudos clínicos com o indacaterol têm sido limitados a graus de intensidade moderada a grave, ainda não se sabendo a sua repercussão em casos de DPOC com insuficiência cardíaca e/ou respiratória, os muito graves.

Se é verdade que se exige de uma nova medicação um substancial portfólio de experimentação, que deverá fazer a ponte para o mundo real da prática clínica, mais importante ainda é assegurar a sua segurança, através de uma ampla base de informação, de diversa origem, que em conjunto constituam um suficiente lastro de confiança. Parece-me ainda escasso o conjunto de informação que suporta o indacaterol. Para a terapêutica de manutenção da DPOC é absolutamente necessária a evidência que advenha de estudos de longa duração, que atinjam e se possível excedam os dois anos de uso contínuo, em desenho controlado, paralelo e em dupla ocultação. Será nestas condições que o iremos usar na prática quotidiana e são necessários estudos deste alcance, de que o indacaterol ainda não dispõe.

A rapidez do início da acção do indacaterol, comprovada relativamente a outros agentes terapêuticos da manutenção, na DPOC, e comparável à do salbutamol, deverá ser um factor de acréscimo na aderência dos doentes a este tipo de medicação, a longo prazo7. Mas este início rápido de acção só tem significado estatístico no primeiro dia de tratamento, em estudos comparativos com o tiotrópio8,9.

Por outro lado os doentes são frequentemente incumpridores da sua terapêutica inalatória. Com os dados de que o indacaterol dispõe, ainda não há evidência que assegure que um doente que confie “demasiado” no alívio rápido que o indacaterol proporcione, nomeadamente em fases de exacerbação, multiplicando o seu uso de forma abusiva, esteja em razoável segurança. É que, sendo o limite da dose importante a este respeito, pode nestes casos ser comprometida, de modo que ainda não foi adequadamente esclarecido.

Nos 5 principais estudos em que o indacaterol se baseia, o principal efeito adverso é o agravamento da evolução da DPOC10, e o mais comum a tosse irritativa a seguir à administração do fármaco, o que deverá ser futuramente explicado por novos dados, com terapêutica a mais longo prazo.

Para a abordagem da manutenção da DPOC não parece bastar que um fármaco assegure a broncodilatação e melhore a dispneia ou a qualidade de vida11. Há que demonstrar a sua actuação no apoio à reabilitação motora e na prevenção das exacerbações agudas, o seu efeito no declínio da função respiratória e na mortalidade por todas as causas12. Aguardam-se ainda mais resultados nestes sectores para o indacaterol, relativamente aos outros fármacos para a terapêutica da DPOC a longo termo.

Outra objecção ao início da terapêutica da DPOC com fármacos beta-2 agonistas, que começa a tomar corpo, é o facto de os receptores colinérgicos terem um papel mais relevante do que os receptores adrenérgicos, na patogenia da DPOC, o que está recentemente ligado ao desencadear dos mecanismos inflamatórios da mesma13.

Começam a surgir dados que favorecem a combinação do indacaterol com anticolinérgicos de longa duração de acção, em doentes que não estão bem controlados com um único agente broncodilatador de longa acção, como solução mais eficaz e segura para a terapêutica de manutenção da DPOC moderada a grave14, reforçando uma estratégia já anteriormente defendida de procurar a broncodilatação máxima, como alvo primário da intervenção farmacológica nestas fases da DPOC.

Em conclusão, para que o indacaterol constitua um instrumento terapêutico válido no tratamento da DPOC, quer isolado, quer em combinação, consideramos que são necessários mais estudos longos e de qualidade científica comprovada.

Conflito de interesses

O Dr. José M. Reis Ferreira é pneumologista do Hospital da Força Aérea, em Lisboa, e não tem interesse declarado neste campo. Tem recebido verbas por consultoria externa do foro respiratório e participação em Advisory Board (Spiriva-tiotrópio) ou em palestras de Boehringer Ingelheim, Lda e OM Pharma Portuguesa, por formação deste foro na Associação Nacional das Farmácias e apoios para participação em eventos formativos da BIAL Pharma, Astra Portuguesa, Laboratórios Vitória, Boehringer Ingelheim, Tecnifar, Carefusion (Viasys), Pulmocor – Equipamentos Médicos, Lda, Radiometer Portuguesa, Vitalair, Gasin e Merck Sharp & Dohme /Schering Portuguesa.

Bibliografia
[1]
J. Vestbo, W. Anderson, H.O. Coxson, C. Crim, F. Dawber, L. Edwards, et al.
Evaluation of COPD Longitudinally to Identify Predictive Surrogate End-points (ECLIPSE).
Eur Respir J, 31 (2008), pp. 869-873
[2]
A. Agusti, P.M.A. Calverley, B. Celli, H.O. Coxson, L.D. Edwards, D.A. Lomas, et al.
Characterisation of COPD heterogeneity in the ECLIPSE cohort.
Respir Res, 11 (2010), pp. 122-135
[3]
P.J. Barnes, S.J. Pocock, H. Magnussen, A. Iqbal, B. Kramer, M. Higgins, et al.
Integrating indacaterol dose selection in a clinical study in COPD using an adaptive seamless design.
Pulm Pharmacol & Ther, (2010),
[4]
D. Tashkin, L. Fabbri.
Long-acting beta-agonists in the management of chronic obstructive pulmonary disease: current and future agents.
Respir Res, 11 (2010), pp. 149
[5]
LaForce C, Aumann J, Parreño LT, Iqbal A, Young D, Owen R, et al. Sustained 24-hour efficacy of once daily indacaterol (300mg) in patients with chronic obstructive pulmonary disease: A randomized, crossover study. Pulm Pharmacol & Ther (2010), doi:10.1016/j.pupt.2010.06.005.
[6]
D.H. Arnold, T.V. Hartert.
What We Need To Know about Long-acting β2-Agonists - Déjà vu all over again?.
Am J Respir Crit Care Med, 182 (2010), pp. 1219-1220
[7]
B. Balint, H. Watz, C. Amos, R. Owen, M. Higgins, B. Kramer.
Onset of Action of Indacaterol in Patients with COPD: Comparison with Salbutamol and Salmeterol-Fluticasone.
Intern J COPD, 5 (2010), pp. 311-318
[8]
J.F. Donohue, C. Fogarty, J. Lötvall, D.A. Mahler, H. Worth, A. Yorgancioğlu, et al.
Once-daily Bronchodilators for Chronic Obstructive Pulmonary Disease: Indacaterol versus Tiotropium.
Am J Respir Crit Care Med, 182 (2010), pp. 155-162
[9]
C. Vogelmeier, D. Ramos-Barbon, D. Jack, S. Piggott, R. Owen, M. Higgins, et al.
Indacaterol provides 24-hour bronchodilation in COPD: a placebo-controlled blinded comparison with tiotropium.
Respir Res, 11 (2010), pp. 135
[10]
M.D. Moen.
Indacaterol in chronic obstructive pulmonary disease.
[11]
T. Glaab, C. Vogelmeier, R. Buhl.
Outcome measures in chronic obstructive pulmonary disease (COPD): strengths and limitations.
Respir Res, 11 (2010), pp. 79
[12]
A. Kliber, L.D. Lynd, D.D. Sin.
The effects of long-acting bronchodilators on total mortality in patients with stable chronic obstructive pulmonary disease.
Respir Res, 11 (2010), pp. 56
[13]
T.A. Oenema, S. Kolahian, J.E. Nanninga, D. Rieks, P.S. Hiemstra, S. Zuyderduyn, et al.
Pro-inflammatory mechanisms of muscarinic receptor stimulation in airway smooth muscle.
Respir Res, 11 (2010), pp. 130
[14]
Van Noord JA, Buhl R, LaForce C, Martin C, Jones F, Dolker M, et al. QVA149 Demonstrates Superior Bronchodilation Compared with Indacaterol or Placebo in Patients with COPD. Thorax 2010 doi:10.1136/thx.2010.139113.
Copyright © 2011. Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?