Journal Information
Vol. 18. Issue 4.
Pages 188-189 (July - August 2012)
Vol. 18. Issue 4.
Pages 188-189 (July - August 2012)
Comentário
Open Access
Testes de sensibilidade à pirazinamida em todos os isolados do complexo Mycobacterium tuberculosis – uma análise crítica
Pyrazinamide susceptibility testing in all isolates of the Mycobacterium tuberculosis complex – a critical analysis
Visits
9291
J. Cunha
Laboratório de Micobacteriologia do Centro de Diagnóstico Pneumológico do Porto, Administração Regional de Saúde do Norte, Porto, Portugal
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Full Text
Bibliography
Download PDF
Statistics
Full Text

O reconhecimento, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1950, do risco que constituía a tuberculose bovina para a saúde pública, levou à implementação por parte dos governos de medidas de controlo que compreendiam entre outras, a pasteurização do leite, a inspecção sanitária rigorosa das carcaças nos matadouros, o abate de bovinos com testes tuberculínicos positivos e a restrição da circulação animal a partir das explorações infectadas. Estas medidas levaram ao controlo ou mesmo à erradicação da tuberculose bovina. A tuberculose devida ao Mycobacterium bovis (M. bovis) é, portanto, uma zoonose ocupacional, sendo considerados como grupos de risco as comunidades rurais, os criadores e tratadores de gado, trabalhadores da indústria da carne, veterinários e funcionários dos zoológicos1,2.

A infecção humana por M. bovis é, actualmente, considerada rara nos países desenvolvidos, sendo responsável por cerca de 1% de todos os casos de tuberculose humana3–7.

A identificação laboratorial do complexo Mycobacterium tuberculosis (MTC) possibilita o diagnóstico clínico de Tuberculose. Pertencem a este complexo, entre outras, as espécies M. tuberculosis e M. bovis. Apesar de genotipicamente muito semelhantes, o M. bovis é menos transmissível entre humanos e é intrinsecamente resistente à pirazinamida4,8,9.

Baseando-se nesta particularidade, a Direcção Geral de Saúde (DGS) publicou recentemente a Orientação n° 13/2010, em que recomenda a realização de testes de sensibilidade aos antibióticos (TSA) a todos os antibacilares de primeira linha (discriminando isoniazida, rifampicina, estreptomicina, etambutol e pirazinamida) em todos os isolados do complexo M. tuberculosis e posterior diferenciação de subespécie sempre que se encontra um isolado com resistência à pirazinamida10. É de salientar que a Circular Normativa n° 9/DT da DGS, em vigor desde o ano 2000, sobre a realização de TSA aos antibacilares de primeira linha, não especifica os fármacos11.

Este antibiótico, no que concerne ao diagnóstico laboratorial, não se encontra no lote de antibacilares a serem primeiramente testados, apesar de geralmente ser usado nos esquemas terapêuticos de primeira linha12. A execução deste teste requer alterações na metodologia laboratorial em relação aos restantes, uma vez que este fármaco é activo apenas em ambiente ácido. Este teste é realizado, em diversos laboratórios, sempre que ocorre resistência a pelo menos um dos restantes antibacilares de primeira linha.

As mais recentes recomendações internacionais, tanto da OMS como do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), desaconselham a inclusão deste fármaco no lote dos antibacilares a serem testados rotineiramente. Ambas as organizações apontam para resultados pouco reprodutíveis e, portanto, pouco fiáveis. A OMS destaca o seu elevado custo12,13.

Tendo como base o preço de venda à Administração Regional de Saúde do Norte dos reagentes em kit necessários para a execução de TSA, através de um sistema de culturas em meio líquido (BACTEC MGIT 960, Becton and Dickinson, Maryland, USA), foram calculados os custos unitários destas análises. O teste de sensibilidade à pirazinamida custa cerca de 45€, quase o triplo do valor de cada um dos restantes TSA de primeira linha. Para uma avaliação do custo total de um teste seria necessário adicionar o acréscimo do tempo dispendido, bem como custos com outros reagentes e material de laboratório diverso, por exemplo: meios de suspensão, álcool etílico, água bidestilada, pontas para micropipetas, seringas, agulhas, etc.

Tendo em conta a realização, devido a esta Orientação da DGS, a nível nacional, de milhares de testes de sensibilidade à pirazinamida por ano, estará devidamente justificado, o gasto acrescido de centenas de milhares de euros?

Para uma resposta negativa, além das recomendações internacionais, também contribuem estudos que referem que o rastreio do M. bovis, tendo como base a monorresistência à pirazinamida, apresenta um baixo valor preditivo positivo, ou que revelam a existência de estirpes de M. bovis com outros padrões de resistência antibacilar14,15.

A Orientação n° 13/2010da DGS baseia-se, entre outras justificações, no aumento significativo da tuberculose bovina, no entanto, salienta igualmente que a infecção por M. bovis em seres humanos é, hoje em dia, praticamente restrita aos grupos de risco. Assim sendo, seria de grande interesse a aposta em novas estratégias de prevenção, tal como uma melhor comunicação entre os organismos que trabalham em saúde veterinária e em saúde humana, com o intuito da referenciação de utentes mais susceptíveis de contrair a doença. O teste de sensibilidade à pirazinamida executado em isolados provenientes de amostras destes utentes seria assim potencializado e melhorada a sua relação custo/benefício.

Conflito de interesses

O autor declara não haver conflito de interesses.

Bibliografia
[1]
World Health Organization.
Expert Committee on Tuberculosis – report on the fifth edition.
WHO, (1950),
[2]
L.M. O’Reilly, C.J. Daborn.
The epidemiology of Mycobacterium bovis infection in animals and man: a review.
Tuber Lung Dis, 76 (1995), pp. 1-46
[3]
C.J. Majoor, C. Magis-Escurra, J. van Ingen, M.J. Boeree, D. van Soolingen.
Epidemiology of Mycobacterium bovis disease in humans, the Netherlands, 1993-2007.
Emerg Infect Dis, 17 (2011), pp. 457-463
[4]
R. de la Rua-Domenech.
Human Mycobacterium bovis infection in the United Kingdom: Incidence, risks, control measures and review of the zoonotic aspects of bovine tuberculosis.
Tuberculosis, 86 (2006), pp. 77-109
[5]
P.R. Ingram, P. Bremner, T.J. Inglis, R.J. Murray, D.V. Cousins.
Zoonotic tuberculosis: on the decline.
Commun Dis Intell, 34 (2010), pp. 339-341
[6]
E. Rodríguez, L.P. Sánchez, S. Pérez, L. Herrera, M.S. Jiménez, S. Samper, et al.
Human tuberculosis due to Mycobacterium bovis and M. caprae in Spain, 2004-2007.
Int J Tuberc Lung Dis, 13 (2009), pp. 1536-1541
[7]
M.C. Hlavsa, P.K. Moonan, L.S. Cowan, T.R. Navin, J.S. Kammerer, G.P. Morlock, et al.
Human tuberculosis due to Mycobacterium bovis in the United States, 1995-2005.
Clin Infect Dis, 15 (2008), pp. 168-175
[8]
S. David, C. Portugal, A. Antunes, A. Cardoso, A. Calado, V. Barros, et al.
Molecular identification using Spoligotyping of strains from the Mycobacterium tuberculosis complex isolated from the Hospital Fernando Fonseca.
Rev Port Pneumol, 10 (2004), pp. 195-204
[9]
S. David, C. Portugal, A. Antunes, A. Calado, A. Cardoso, V. Barros, et al.
Spoligotyping and pncA polymorphism: a two step scenario for Mycobacterium bovis diagnosis in Portugal.
Rev Port Pneumol, 11 (2005), pp. 533-556
[10]
Direcção Geral de Saúde. Vigilância da tuberculose zoonótica por Mycobacterium bovis em seres humanos. Orientação n° 13/2010 de 7-12-2010.
[11]
Direcção Geral de Saúde. Resistência aos antibióticos em Tuberculose. Circular Normativa n° 9/DT de 29-05-2000.
[12]
European Centre for Disease Prevention and Control.
Mastering the basics of TB control: Development of a handbook on TB diagnostic methods.
ECDC, (2011),
[13]
World Health Organization. Guidelines for surveillance of drug resistance in tuberculosis – 4ª ed. WHO/HTM/TB/2009.422.
[14]
B.C. de Jong, A. Onipede, A.S. Pym, S. Gagneux, R.S. Aga, K. DeRiemer, et al.
Does resistance to pyrazinamide accurately indicate the presence of Mycobacterium bovis?.
J Clin Microbiol, 43 (2005), pp. 3530-3532
[15]
T. Kubica, R. Agzamova, A. Wright, G. Rakishev, S. Rüsch-Gerdes, S. Niemann.
Mycobacterium bovis isolates with M. tuberculosis specific characteristics.
Emerg Infect Dis, 12 (2006), pp. 763-765
Copyright © 2011. Sociedade Portuguesa de Pneumologia
Pulmonology
Article options
Tools

Are you a health professional able to prescribe or dispense drugs?