A Lidocaína é um medicamento anestésico eficaz na supressão da tosse durante a Broncofibroscopia.
Trabalhos recentes sugerira que a Lidocaína endovenosa é mais eficaz do que a Lidocaína local na prevenção do broncoespasmo e da tosse durante a Broncofibroscopia.
Neste estudo, os autores decidiram comparar a eficácia da lidocaína aplicada localmente e administrada endovenosamente na supressão da tosse durante a broncofibroscopia electiva.
Os autores estudaram 64 doentes que foram submetidos a broncofibroscopia, tendo sido randomizados em três grupos, os que realizaram apenas Lidocaína-Spray, os que fizeram Lidocaína endovenosa e os que fizeram Lidocaína em aerossol. Todos os doentes foram submetidos a sedação com Midazolan.
A tosse foi avaliada qualitativamente e quantitativamente durante a broncofibroscopia por um observador independente.
A administração adicional de sedação e Lidocaína foi registada.
Os registos da tosse para os três grupos – Lidocaína – Spray, Lidocaína endovenosa e Lidocaína em aerossol são respectivamente 71,9, 73,4 e 83,4 pontos (n=0,87) os doentes que fizeram aerossol de Lidocaína necessitaram de mais sedação e de Lidocaína local endobrônquica.
Não se verificam vantagens reais nos diversos grupos, particularmente em relação à supressão da tosse durante Broncofibroscopia.
COMENTÁRIOAnalisando os resultados do trabalho, pensamos que a tolerância à broncofibroscopia utilizando a metodologia habitual com lidocaína local é excelente, não havendo complicações major na maioria dos casos.
O eventual benefício que os autores esperavam, utilizando lidocaína endovenosa, não foi encontrado, particularmente na supressão da tosse e no eventual broncoespasmo desencadeado pela lidocaína em spray e pelo aerossol de lidocaína.
Perante a análise dos métodos e dos resultados, pensamos não haver indicação para lidocaína e. v. nesta situação e que devemos continuar a realizar as broncofibroscopias com aplicação tópica de lidocaína endobrônquica.
- Home
- All contents
- Publish your article
- About the journal
- Metrics
- Open access