Apresentase um estudo retrospectivo de derrames pleurais de etiologia cardíaca, analisandose as suas características clínicas e laboratoriais e a metodologia utilizada. A este propósito foi feita uma breve revisão sobre insuficiência cardíaca e derrame pleural.
Foram revistos 77 internamentos, correspondentes a 70 doentes com derrame pleural de etiologia cardíaca, internados no Serviço 4 de Pneumologia do Hospital de Pulido Valente (HPV), no período entre Janeiro de 1990 e Dezembro de 1993.
Analisaramse os seguintes parâmetros: idade, hábitos tabágicos, factores precipitaotes do internamento, doenças anteriores, terapêutica em ambulatório, sintomatologia e exame objectivo à entrada, avaliação cardiológica (observação, ecocardiograma, electrocardiogram), derrame pleural (volume drenado, classificação exsudado/transudado pelos critérios de Light), terapêutica no internamento, estado à saída e duração do internamento.
Verificou-se que a média etária acima dos 70 anos, o predomínio de patologia cardiovascular anterior ao internamento bem como o modo de apresentação clinicoradiólogico e a evolução no internamento estão de acordo com o diagnóstico de insuficiência cardíaca congestiva (ICC).
A bioquímica do líquido pleural revelouse um elemeoto perturba-dor do diagnóstico, contribuindo também para a elevada duração do internamento constatada-21±3 dias. Sendo a demora média dos resultados da bioquímica de 7 dias, os transudados só foram identificados tardiamente após a admissão e a grande prevalência de exsudados levou à inevitável exclusão de outras patologias.
- Home
- All contents
- Publish your article
- About the journal
- Metrics
- Open access