A fractura brônquica é uma lesão rara, de mortalidade elevada, e geralmente secundária a traumatismos torácicos fechados. O seu diagnóstico exige alto índice de suspeição, na medida em que as manifestações são variáveis e não específicas. A broncoscopia desempenha um papel primordial no diagnóstico e, em casos seleccionados, no tratamento das fracturas brônquicas.
Os autores apresentam o caso clínico de um doente politraumatizado com um traumatismo torácico grave após um acidente de trabalho. A broncoscopia revelou fractura extensa do brônquio principal esquerdo, tendo sido realizado tratamento conservador com colocação de prótese e broncoplastia com balão.
Apresentase uma revisão da literatura da fractura brônquica e o papel diagnóstico e terapêutico da broncoscopia.
Bronchial fracture is a rare, life-threatening injury usually associated with blunt chest trauma. It represents a great task in diagnosis, as its manifestations are various and nonspecific.
Bronchoscopy has a primordial role to diagnose and, in selective cases, to treat bronchial fractures.
The authors present the case report of a patient with a thoracic trauma after an accident in the workplace. The bronchoscopy revealed a fracture of the left main bronchus. Conservative treatment was performed with endobronchial stenting and balloon dilatation.
In conclusion, a review of the literature on bronchial fracture and the role of bronchoscopy is presented.