A aspiração transbrônquica por agulha (ATBA) é uma ajuda importante no diagnóstico e estadiamento do cancro broncopulmonar e metástases doutros cancros.
Neste estudo, os autores foram verificar se a coloração das lâminas no local da execução da técnica, assim como a presença do citopatologista, melhoravam a efectividade da ATBA.
Desde Abril de 2001, durante 31 meses, foram executadas ATBA em 139 doentes para esclarecer lesões centrais que tinham alterações na tomografia axial computorizada (TAC).
A ATBA não era executada nos doentes que mostravam lesões endrobrônquicas na broncofibroscopia (BFB). As lâminas eram preparadas, coradas e observadas no local de execução da técnica.
Nos doentes com cancro do pulmão, os autores verificaram uma sensibilidade de 89,8% e uma especificidade de 100% referentes à malignidade.
Nos casos em que os aspectos endobrônquicos são normais e /ou apresentam a carina alargada, os resultados foram similares (45 de 51 doentes — 88,2% versus 35 de 38 doentes — 92,1%).
A sarcoidose em estadio I e estadio II a citopatologia fez o diagnóstico em 81% dos doentes (22 de 27). Noutros casos de tumores, a citopatologia de material recolhido por ATBA teve resultados uniformes.
A preparação das lâminas, a sua coloração e a sua observação no local de trabalho aumentaram a percentagem de sucesso, assim como melhorou o valor do diagnóstico da técnica.
COMENTÁRIOSA aspiração transbrônquica por agulha dos nódulos linfáticos mediastínicos e paratraqueais com o objectivo de esclarecer a causa das adenopatias é uma técnica actualmente de máxima importância, cuja aprendizagem e realização devem ser estimuladas.
A ATBA foi negligenciada durante uma época, contudo nos últimos 10 anos houve um recrudescimento de broncologistas a realizá-la, havendo trabalhos que revelam uma melhoria da rentabilidade de 21% no diagnóstico e estadiamento do cancro do pulmão.
Neste trabalho, os autores, além de defenderem a realização da técnica para o diagnóstico da etiologia das adenopatias mediastínicas e paratraqueais, comprovaram ainda a vantagem da preparação, coloração e observação das lâminas no local da realização da técnica.
Em relação à malignidade tiveram resultados francamente bons com 89,8% na sensibilidade e 100% na especificidade, verificando uma maior sensibilidade nos tumores de pequenas células.
Na análise deste trabalho também é interessante a comparação dos resultados da ATBA realizada nos doentes com sinais indirectos de neoplasia (compressão extrínseca, alargamento da carina) e nos doentes com aspectos normais na BFB que apresentaram uma sensibilidade (88,2%) e especificidade (92,1%) idênticas.
Perante o resultado deste grupo, parece-nos que esta técnica também tem interesse no estudo das adenopatias dos quadros clínico-radiológicos sugestivos de sarcoidose no estadio I e II.
A importância da preparação, coloração e observação das lâminas no local parece indiscutível, não só na melhoria dos resultados do diagnóstico, como na verificação de uma amostra deficiente, o que permite a repetição da técnica de imediato, ganhando tempo e eficácia no diagnóstico da doença em causa, quer nas doenças malignas quer na sarcoidose.
- Home
- All contents
- Publish your article
- About the journal
- Metrics
- Open access