A aspiração transbrônquica por agulha (ATBA) é uma alternativa minimamente invasiva aos procedimentos cirúrgicos para o diagnóstico do envolvimento dos nódulos linfáticos nos doentes com cancro do pulmão. A tomografia por emissão de positrões (TEP) é útil no diagnóstico da actividade metabólica dos nódulos linfáticos aumentados de volume diagnosticados na TAC, assim como no diagnóstico de nódulos extra-pulmonares.
O objectivo do estudo é determinar se a TEP é tão eficaz como a ATBA na avaliação do diagnóstico das adenopatias nos doentes com suspeita de cancro do pulmão. Vinte e quatro doentes com adenopatias diagnosticadas por TAC torácica foram sujeitos a TEP e ATBA e revistos retrospectivamente. A TEP diagnosticou 18 das 20 adenopatias malignas e 3 das 4 adenopatias benignas. Houve um caso falso positivo e dois casos falsos negativos.
A sensibilidade e especificidade diagnóstica foi de 90% e de 75%, sendo os valores preditivos positivos e negativos 94,7% e 60% e a eficácia preditiva global de 87,5%.
A ATBA diagnosticou correctamente 12 das 20 adenopatias malignas e 4 das 4 adenopatias benignas. Houve 8 testes falsos negativos. A sensibilidade e especificidade diagnostica foi de 60% e 100% e os valores preditivos positivos e negativos foram de 100% e 33,3%, sendo a eficácia preditiva global de 66,7%. Os autores observaram que a TEP tem maior sensibilidade e mostra uma maior eficácia em diferenciar as adenopatias malignas das benignas do que a ATBA. A TEP pode oferecer uma alternativa não invasiva na avaliação das adenopatias em doentes com suspeita de cancro do pulmão e um guia útil para melhorar os resultados da ATBA.
- Home
- All contents
- Publish your article
- About the journal
- Metrics
- Open access