Os autores analisaram de 1983 a 199 1, a utilidade da contagem diferencial de células no Lavado Bronco-Alveolar (LBA) em doentes com Insuficiência Respiratória Aguda (IRA) e Infiltrados Pulmonares Difusos (IPD), com particular interesse nos que apresentavam níveis elevados de eosinóflos ou de linfocitos no LBA. Foram estudados 118 doentes com insuficiência respiratória para aguda e com PaO2<a 60mm de Hg ou com índice PaO2/FiO2<250mm de Hg, que apresenta Infiltrados Pulmonares Difusos (IPD) na radiografia de tórax.
A doença pulmonar foi avaliada em bases clinicas, resultados dos exames Bacteriológicos das Secreções Brônquicas recolhidas por Broncofibroscopia, por Biópsia Pulmonar Transbrônquica c eventualmente. outros exames.
O aumemo da percentagem dos eosinóflos no LBA foi encontrado em detcnninadas doençs especificas como: Pneumonia Eosinófila e Bronquiolite Obliterante com Pneumoniu. Por outro lado os autores, constataram que outras doenças como a Tuberculose Miliar, a Pneumonia de Hipersensibilidadc e a Pneumonia a Pneumocystis carinii têm uma percentagern muito elevada de linfocitos no LBA.
COMENTÁRIOA identifiçõo das causas da Insuficiência Respiratória Aguda (IRA) acompanhada por Infiltrados Pulmonares Difusos (IPD) é a maior parte das vezes diffícil.
O LBA tem sido utilizado como meio de diagnóstico nas mais variadus situaçõoes clínicas.
Os autores neste estudo só chegaram a djagnóstico definitivo quando isolaram no LBA o Mycobacterium tuberculosis, a Legionella pneumofila eo Pneumocyslis carinii, sendo os outros diagnósticos de suspeição.
Os autores constataram Eosinofilia e Linfocitose no LBA em 2% e 30% dos casas respectivamente. Relacionando estes dados com diagnósticos referidos, verificaram que 50% das eosinofilias constatadas no LBA estavam relacionadas com a Pneumonia eosinófila e como BOOP,que 76% dos casas com linfocitose no LBA estavam relacionados com a Tuberculose Miliar, a Pneumonia de Hipersensibilidade e a Pneumonia a Pneumocystis carinii.
- Home
- All contents
- Publish your article
- About the journal
- Metrics
- Open access